Cada um usa o filtro que lhe convém!

Ficar preso ao passado, lamentando os momentos negativos que vivemos, nos impede de apreciar completamente as alegrias do presente. Das tristezas, erros e fracassos tiramos muitas lições. E é essencial aprendermos com eles até para não continuarmos caindo nas mesmas armadilhas.

Mas é essencial também que saibamos superar as mágoas e nos lavarmos de seu ranço. Caso contrário, além de revivermos constantemente essas situações, esse ranço nos impedirá de apreciarmos os bons momentos do presente. E a vida fica com gosto de papelão.

Para isso há algumas possibilidades. Alguns dizem que um bom banho de mar ou de cachoeira opera milagres. E opera mesmo, mas a sensação é temporária. Depois de um tempo a amargura volta, com alguma sorte em menor intensidade.

Em minha opinião, o mecanismo mais eficiente que temos para nos livrar da mágoa  são os óculos cor de rosa. Lembrar o passado com poesia torna a vida mais leve e nos deixa ao mesmo tempo mais fortes e doces para saborearmos com a máxima intensidade o momento presente.

Enxergar nossas memórias através de lentes cor de rosa não é mentir! É saber guardar as lições da vida em nossas mentes, em um lugar bem separado das lembranças das boas sensações que sentimos. Essas devem estar protegidas em nossos corações, e ser sempre revividas através de óculos cor de rosa que nos permitem valorizar o gosto bom das alegrias vividas e não o peso dos julgamentos nossos ou dos outros.

 

WordItOut-word-cloud-354726

Imagem